sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Programa de Identificação de Vítimas do MP funcionará em esquema de plantão para atender os familiares de desaparecidos na Região Serrana.

O Programa de Identificação de Vítimas estará em funcionamento em regime de plantão neste fim de semana, para atender a parentes ou a conhecidos de desaparecidos em consequência das chuvas na Região Serrana. Além do telefone (21) 2283-6466, os interessados poderão ligar para os números 2283-6460, 2283-5674, 2283-6489 e 2283-6498 – todos com o DDD 21 – para registrar os desaparecimentos (das 8h às 18h). O registro também pode ser feito pelo site.

Ainda segundo o MPRJ, o número da Ouvidoria do MPRJ – 127 – também estará disponível durante o fim de semana, das 8h às 20h. Segundo o Coordenador do Núcleo de Apuração Criminal (NAC), Procurador de Justiça Rogério Scantamburlo, o registro do desaparecimento de familiares ou conhecidos por meio do PIV deverá ser feito após o preenchimento de um formulário contendo as características da pessoa desaparecida.

Com base no cruzamento dessas informações com fotografias e impressões digitais, a identificação dos corpos pode ser feita de forma mais rápida. Ainda de acordo com Scantamburlo, vários corpos vêm sendo encontrados em avançado estágio de decomposição e, por isso, o registro é importante para uma futura identificação por análise de DNA.

Nesta semana, servidores do PIV foram deslocados para Teresópolis para atuar no cadastro desses registros e para capacitar os voluntários que farão o cadastro junto aos familiares das vítimas. Só nesta sexta-feira (14/01), o PIV já recebeu mais de 100 solicitações envolvendo desaparecidos na Região Serrana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário