segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Campos de Indigentes

Iniciou-se hoje, pelo Cemitério de Santa Cruz, o Mapeamento de Inumações Indigentes no Estado do Rio de Janeiro, ação de rede do Projeto PLID.  A tarefa consiste em agir coordenados com a Santa Casa de Misericórdia e com as administrações locais dos cemitérios para informatizar e concentrar no banco de dados compartilhado PLID todo caminho percorrido pelo cadáver com inumação indigente. Além de facilitar a localização de um cadáver, o mapa impedirá que cadáveres de especial interesse da justiça sejam exumados e encaminhados ao ossário comum, circunstância em que sua individualização torna-se muito difícil.

Em cada local de inumação desenvolve-se uma própria dinâmica de inumação e exumação indigente, o que define a possibilidade de localização de um cadáver. Em regra, por força do Decreto Estadual no. 3.707/70 o cadáver indigente deve permanecer inumado por um prazo mínimo de três anos, havendo municípios que legislaram por um prazo maior. Itaboraí, por exemplo, prevê um prazo de quatro anos. 

Entretanto, a realidade é que cada cemitério reage à demanda. Se existem muitos indigentes não identificados para se inumar e falta espaço, outros tantos devem ser exumados e encaminhados ao ossário.  Assim, com a consumação do mapa, além de se potencializar a identificação de desaparecidos inumados como indigentes, será possível introduzir mais segurança no sistema como um todo ao se racionalizar a informação.

3 comentários:

  1. como faço para saber se um parente possa esta enterrado neste local

    ResponderExcluir
  2. como faço para saber se um parente possa esta enterrado neste local.

    ResponderExcluir
  3. como posso entrar em contato para requerer a exumação e remoção de um corpo, para Minas Gerais???
    como saber se este ainda encontra-se inumado neste local?
    por favor responda-me trata-se de Meu Pai.

    ResponderExcluir