quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Primeiro dia do III Encontro REDESAP

 
O Governador fala à plenária
O governador José de Anchieta abriu na tarde desta quarta-feira (3) o III Encontro Nacional da ReDesap – Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, destacando que o estado detém mais de 2 mil quilômetros de fronteira com dois países, a Venezuela e a Guiana, o que facilita o tráfico de pessoas. 

O governador anunciou ainda a criação do serviço de investigação de crianças e adolescentes desaparecidos, dentro da estrutura da Delegacia Cidadã de Proteção à Criança e ao Adolescente, ainda em fase de construção.
O evento contou com expressiva presença no salão nobre do Palácio do Governo.
Destacou-se neste primeiro dia a fala do representante da Senasp, Dr. Robson Robim, sustentando  com lucidez que, independentemente das diversas práticas hoje em execução no Brasil, o fundamental para o destino da REDESAP é a sistematização de ações e a integração.

Chamou ainda a atenção a participação da Deputada Federal Bel Mesquita, presidente da CPI do Desaparecimento, que defendeu a necessidade de que pessoas assumam responsabilidade diante do fenômeno. "Não podemos mais admitir a caixinha de competências onde a compartimentação de ações inibe a efetivide desejada." "Quem cuida das crianças desaparecidas ?" Perguntou a parlamentar ao final de sua exposição.

Comovente foi ainda a participação da representante da sociedade civil da ONG Movimento Helaiz do Rio de Janeiro, Helena Elza de Figueiredo que, como mãe, contou sua dor. "O tempo da dor não é igual ao tempo da burocracia", destacou, conclamando as autoridades à ação efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário