terça-feira, 23 de novembro de 2010

A "análise da criminalidade através dos dispositivos que tem o poder de produzir a verdade criminal e discipliná-la" (Misse, 1995) é indispensável para a compreensão da segurança pública. Neste cenário é que se destaca a recente publicação do Instituto de Segurança Pública  "Balanço das Incidências Criminais e Administrativas no Estado do Rio de Janeiro".

O estudo apresenta uma comparação das ocorrências policiais (crimes e fatos administrativos) do 1o.semestre deste ano em relação ao 1o. semestre de 2009, permitindo uma reflexão mais profunda sobre o período. Ao final, apresenta-se um quadro comparativo das ocorrências consideradas estratégicas.

Quanto às conclusões sobre os desaparecimentos (fato administrativo), vê-se que houve uma pequena queda percentual (2,6%) em relação aos números anteriores (-70 vítimas), tendo havido entretanto pontos de pico  e queda em janeiro e junho, respectivamente. Tais índices devem ser compreendidos conjuntamente com os demais índicadores do tema, mas são exemplo do quão importante é termos no Estado do Rio de Janeiro um órgão produtor das estatísticas policiais que, nas palavras do sociólogo Michel Misse, também produzem a verdade criminal.


 Clique para ver o documento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário